IT309 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica (Semipresencial)
Turma: C -
Período: 2/2025 -
Tipo Período: 2o. período letivo -
Disciplina: 4 créditos.
Tema: Transição Energética: Perspectivas, Oportunidades e Desafios
Ementa: Este curso oferece uma análise interdisciplinar da transição energética, abordando seus fundamentos, perspectivas, oportunidades de inovação e os desafios do processo de transformação. Ideal para estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas, o programa visa construir uma matriz de conhecimento que promova diálogos e reflexões. Nosso foco é capacitar os participantes a compreenderem a complexidade do setor energético atual e a identificar soluções para um futuro mais sustentável e descarbonizado.
Serão explorados os impulsionadores da transição energética por meio das seguintes temáticas: a) Fundamentos e Diagnósticos; b) Abordagem Integrada de Políticas Públicas, Governança e P&D; c) Inteligência Artificial e Ciência de Dados para a Gestão de Energia; d) Inovação Regulatória e Modelos de Financiamento e Parcerias; e) Políticas Públicas para o Cumprimento de Metas; f) Análise Econômica para Prospecção de Cenários; g) Transição para Energias Renováveis e Bioenergia; h) Transição para Redes Digitais e Consumo Inteligente (Grid Edge Technology); i) Inovação para Municípios Inteligentes; j) Educação, Formação e Capacitação de Agentes para a Sustentabilidade.
Bibliografia: Quadros, R.; SILVA, L. C. P.; AMEZQUITA, J. C. L.; FERREIRA, D. A.; OTA, J. L. Y.; CYPRIANO, J. G. I. Eficiência Energética e as Microrredes. O Setor Elétrico, p. 30-34, 04 de out. 2021. https://www.osetoreletrico.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Cap6-Eficiencia-Energetica.pdf
FERREIRA, D. A.. CAMPUS SUSTENTÁVEL: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe. 1. ed. Rio de Janeiro: Synergia, 2022. v. 2. 388p. https://campus-sustentavel.unicamp.br/livro/
Lazaro, L. L. B., & Soares, R. S. (2024). The energy quadrilemma challenges-Insights from the decentralized energy transition in Brazil. Energy Research & Social Science, 113, 103533. https://doi.org/10.1016/j.erss.2024.103533
Lazaro, L.L.B.; Grangeia, C.S.; Santos, L. ; Giatti, L.L. What is green finance, after all? - Exploring definitions and their implications under the Brazilian biofuel policy (RenovaBio). Journal of Climate Finance, v. 2, p. 100009, 2023. https://doi.org/10.1016/j.jclimf.2023.100009.
Werner, Deborah; Lazaro, Lira Luz Benites. The policy dimension of energy transition: The Brazilian case in promoting renewable energies (2000-2022). ENERGY POLICY, v. 175, p. 113480, 2023. https://doi.org/10.1016/j.enpol.2023.113480.
Lazaro, L.L.B. ; Soares, R.S. ; Bermann, C. ; Collaço, F.M.A. ; Giatti, L.L. ; Abram, S. . Energy transition in Brazil: Is there a role for multilevel governance in a centralized energy regime?. Energy Research & Social Science, v. 85, p. 102404, 2022. https://doi.org/10.1016/j.erss.2021.102404
Ottonelli, Janaina; Lazaro, Lira Luz Benites; Andrade, José Célio Silveira; Abram, Simone. Do solar photovoltaic clean development mechanism projects contribute to sustainable development in Latin America? Prospects for the Paris Agreement. ENERGY POLICY, v. 174, p. 113428, 2023. https://doi.org/10.1016/j.enpol.2023.113428
Lazaro, L.L.B.; Serrani, E. Energy Transitions in Latin America - The Tough Route to Sustainable Development. Springer Nature. (2023) https://link.springer.com/book/9783031374753
FELICE, D.; FERREIRA, D.A.; CPRIANO, J.G.I. A importância da interdisciplinaridade para alcançar a transição energética sustentável: In: FONSECA, I.C. (Org.). Cidades Inteligentes e Direito, Governação Digital e Direitos: Desafios Futuros Globais. 1ed.Coimbra: Gestlegal, 2023, v. 1, p.195-208.
Forma Avaliação: Presença nos quinze (15) encontros propostos, onde o estudante deverá alcançar 75% de frequência. Participação ativa nos debates, reflexões e contribuições com perguntas e análises cujo objetivo é enriquecer os temas propostos.
O estudante deverá realizar uma (1) produção individual orientada pelos professores responsáveis pela disciplina, cujo objetivo é formalizar a análise do programa do curso.
O estudante deverá realizar uma (1) produção coletiva no formato de artigo participando do grupo de trabalho composto por no mínimo dois (2) integrantes e no máximo cinco (5).
Ofertar para Graduação:
Não
Aceita Estudante Especial:
Sim
Número de Alunos Total:
de 15 até 99