IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II
Turma: G -
Período: 2/2025 -
Tipo Período: 2o. período letivo -
Disciplina: 4 créditos.
Tema: Ciência e Engenharia dos Sistemas Dinâmicos de Muitos Agentes
Ementa: Esta disciplina introduz conceitos e conhecimentos básicos desenvolvidos nas últimas décadas sobre os sistemas dinâmicos de muitos agentes, sua origem na ciência e na engenharia clássicas, seus modelos matemáticos e computacionais, métodos e ferramentas inovadoras e sua importância para entender as mudanças na sociedade, economia e na engenharia em curso no século XXI. Esses temas são apresentados a partir de uma visão cultural do papel da indústria como uma das instituições que contribuem para a sustentabilidade dos sistemas sociais, econômicos e ecológicos, locais e globais. Tem como base o que desenvolvemos no Grupo de Estudos sobre a Abordagem da Natureza pela Complexidade da Associação Brasileira de Informática desde 2020. O corpo de conhecimentos sobre o comportamento dos sistemas dinâmicos de muitos agentes observados na natureza vem sendo construído desde a década de 1950 e vem proporcionando a compreensão e representação formal de vários processos, mecanismos, com mudanças metodológicas que estão ampliando a capacidade de suas análise e síntese. A ampliação da consciência das fragilidades dos sistemas vigentes para assegurar a sustentabilidade cultural, social, econômica e tecnológica humana requer a evolução dos métodos e técnicas da engenharia, vetor que é de soluções práticas para a superação dessas fragilidades. Este curso é uma introdução às principais vertentes do conhecimento que constrói, promove, amplia e fortalece as capacidades e competências requeridas para atender as demandas do progresso tecnológico.
Requisitos: conhecimentos básicos de álgebra, equações diferenciais, física básica, programação básica de computadores e conceitos de ciência e método científico.
Alunos alvo – Por sua abrangência multidisciplinar, este curso é oferecido a alunos de pós-graduação nas engenharias elétrica, mecânica, química; alunos de pós-graduação em física, química, biologia e medicina; alunos de pós-graduação em economia, filosofia, sociologia e psicologia e outros.
Método – Serão oferecidas aulas com exposição dos conceitos, abordagens e ferramentas para o estudo do comportamento dos sistemas dinâmicos com muitos agentes, incentivando a leitura e a discussão dos temas e textos escolhidos. Serão apresentadas ferramentas computacionais relativas aos tópicos e proporcionada a iniciação dos alunos em seu uso.
Parte I – Introdução: Tópicos sobre engenharia e ciência: contexto, conceitos, objetivos e objetos
Nomenclatura e significados; importância da linguística
Os sistemas dinâmicos com grande número de agentes encontram-se disseminados na Natureza como evidenciam fenômenos da física, química, cosmologia, sociologia, psicologia, economia, genética, saúde, economia e outros.
Visão de mundo e mudanças numa perspectiva histórica: cultura, ciência e tecnologia, conceito de paradigma, multidisciplinaridade, bolhas de conhecimento.
Aceleração histórica do desenvolvimento tecnológico e impactos sobre o comportamento, a ética e os valores sociais e econômicos: metas de sustentabilidade.
Natureza e finalidade da engenharia: demanda social, indústria e conceitos de redes industriais.
Tópicos conceituais sobre epistemologia: método e critérios nas ciências e na engenharia; representações do conhecimento, reducionismo e sistêmica.
Ética na ciência e na engenharia.
Parte II – Casos de estudo e modelagem dos sistemas dinâmicos de muitos agentes e de seu comportamento
Sistema físico: emergência da organização num fenômeno térmico.
Crescimento populacional e transição da ordem para o caos; plano de fases e mudanças de fase.
Fractais e configurações, assinaturas de processos e mecanismos.
Redes: modelos matemáticos, estruturas, organização e métricas.
Sistemas sociais e econômicos e seus desafios metodológicos.
Modelos para as cidades, sua evolução, ritmo de vida e estabilidade.
A economia como um sistema dinâmico evolutivo: econômica complexa.
Dados, modelagem computacional e simulação de sistemas dinâmicos com muitos agentes.
Modelagem dos sistemas dinâmicos baseada em agentes: métodos, estratégias e ferramentas.
Modelagem dos agentes dos sistemas dinâmicos com base na psicologia comportamental e na neurociência: modelos emocionais, afetivos e sociais.
Impacto das técnicas e ferramentas de inteligência artificial na modelagem dos sistemas com muitos agentes.
Discussão: Reflexões sobre a engenharia dos sistemas dinâmicos evolutivos e suas aplicações
Reflexões com participação dos alunos sobre as aplicações dos conhecimentos estudados sobre os métodos de concepção, modelagem, simulação e previsão de comportamento de sistemas dinâmicos evolutivos de interesse industrial, de serviços e emergentes de ações de sustentabilidade.
“Laboratório” do curso
Exemplos de ferramentas para a análise e simulação de sistemas dinâmicos com muitos agentes em vários domínios da natureza:
NetLogo, Mesa(Python), Repast, Gephi, Fractalize, autômatos celulares, análise semântica, algoritmos genéticos etc..
Exemplos de simulações de sistemas de muitos agentes.
Professores do curso: Prof. Dr. Carlos Ignacio Zamitti Mammana, Profa. Dra. Alaide Pellegrini Mammana, Prof. Dr. Gilmar Barreto, e Prof. Dr. Bruno Sanches Masiero
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Forma Avaliação: a) Apresentação de seminários sobre temas tratados no curso, com submissão de resumos estendidos e bibliografia e publicados no Moodle até 8:00 h do dia da apresentação (50% da nota final).
b) Estudo de problemas específicos com modelagem analítica ou por simulação computacional e relatório técnico detalhado sobre o trabalho realizado (50% da nota final).
Ofertar para Graduação:
Sim Número Limite de Alunos de Graduação:
5
Aceita Estudante Especial:
Sim
Número de Alunos Total:
de 5 até 35