IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II
Turma: F -
Período: 1/2025 -
Tipo Período: 1o. período letivo -
Disciplina: 4 créditos.
Tema: O MODELO EHIA - ENSINO HUMANIZADO ASSISTIDO PELA IA
Ementa: Introdução – Aulas 1 e 2
• Apresentação da proposta de uma nova escola que combina dois pilares fundamentais: o Ensino Humanizado e o Ensino Informatizado.
• A necessidade de se repensar a educação no século XXI, com foco na personalização e inclusão, considerando a diversidade de alunos e professores.
• Objetivos do curso:
oferecer uma visão integrada de um novo modelo educacional dual, sustentado pela tecnologia e pela valorização das individualidades humanas.
Tópico1: O Conceito de Ensino Humanizado pela IA – Aulas 2 e 3
• Definição e características do Ensino Dual, Humanizado e Informatizado.
• A coexistência harmoniosa entre a humanização das relações pedagógicas e o uso intensivo de tecnologias educacionais.
• A centralidade do "projeto de vida" como guia para a personalização do ensino para alunos e na formação de professores.
• Reflexões sobre o futuro da educação no contexto da revolução digital.
Tópico2: Humanização no Ensino Aulas 4 e 5
• A importância da empatia, do cuidado e da valorização das relações no ambiente escolar.
• Formação de vínculos afetivos entre alunos, professores e a comunidade escolar.
• Práticas pedagógicas humanizadas: como promover a escuta ativa, o respeito à individualidade e o desenvolvimento emocional dos alunos.
• O papel do professor humanizado: mentor, facilitador, inspirador e curador.
Tópico3: Informatização no Ensino Aulas 6 e 7
• A transformação digital no ambiente escolar: o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem.
• Tecnologias personalizadas: como algoritmos e IA podem criar planos de ensino adaptados para cada aluno e cada professor, de acordo com seus interesses e habilidades.
• Exemplos de ferramentas de IA e sistemas de ensino adaptativo.
• O equilíbrio entre a automação e a intervenção humana no processo educativo.
Tópico4: Personalização do Ensino para Alunos e Professores – Aulas 8 e 9
• A construção de planos de ensino individualizados para alunos, baseados em seus projetos de vida e suas metas educacionais.
• Ferramentas e metodologias que permitem identificar as necessidades e habilidades de cada aluno.
• A personalização do desenvolvimento profissional de professores, de acordo com suas vocações e objetivos de carreira.
• Estudos de caso: exemplos práticos de personalização de ensino em diferentes contextos educacionais.
Tópico5: Educação Inclusiva e o Decreto Nº 5.296/2004 – Aulas 10 e 11
• A importância da educação inclusiva e a necessidade de atender os alunos com diferentes tipos de deficiências.
• Os direitos das pessoas com deficiência no Brasil e o impacto do Decreto Nº 5.296/2004 na educação.
• Como o Ensino Dual pode ser adaptado para garantir que todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, tenham acesso a uma educação de qualidade.
• Ferramentas e recursos tecnológicos acessíveis para o ensino inclusivo: softwares, dispositivos assistivos e ambientes virtuais adaptados.
Tópico6: IA e Educação Inclusiva - Aulas 12 e 13
• O papel da Inteligência Artificial na personalização do ensino para alunos com deficiência.
• IA como facilitadora de inclusão: exemplos de como as tecnologias podem oferecer suporte aos alunos com deficiências auditivas, visuais, motoras e cognitivas.
• Sistemas de IA adaptáveis às necessidades de cada aluno, garantindo acessibilidade e suporte contínuo.
• Ferramentas de IA para professores na criação de ambientes inclusivos e na adaptação de conteúdos e atividades.
Tópico7: Planos de Formação Personalizados Aulas 14 15 – 16 e 17
• Estruturação de planos de formação baseados em competências e habilidades individuais.
• Ferramentas de gestão educacional com IA que permitem criar currículos flexíveis, adequados às necessidades dos alunos e aos objetivos institucionais.
• A importância de um acompanhamento contínuo e a revisão dos planos de ensino, à medida que os projetos de vida dos alunos e professores evoluem.
• Integração entre o ensino presencial e a distância em um plano de ensino híbrido.
Tópico8: Práticas e Modelos de Avaliação no Ensino Dual Aulas 18- 19 e 20
• Avaliação contínua e formativa: como a IA pode auxiliar no monitoramento do progresso individual.
• Ferramentas para criação de avaliações personalizadas, com base no perfil de aprendizado de cada aluno.
• Avaliação colaborativa e autoavaliação: a importância de incluir o aluno e o professor no processo de avaliação.
• Como adaptar o processo avaliativo para garantir acessibilidade e inclusão.
Tópico9: Implementação de uma Escola Dual, Humanizada e assistida pela IA – Aulas 21 22 e 23
• Passos práticos para a criação de uma escola baseada no Ensino Dual (EHIA).
• Considerações sobre infraestrutura, formação de professores, aquisição de tecnologias e engajamento da comunidade.
• O papel da liderança escolar na construção e gestão de um ambiente educacional híbrido e inclusivo.
• Desafios e oportunidades na transição para o modelo dual.
Tópico10: O Futuro do Ensino Dual - Aulas 24 – 25 e 26
• Projeções sobre o impacto das tecnologias emergentes no ensino.
• IA, robótica e realidade aumentada como elementos complementares no processo educacional.
• Reflexões sobre o papel das escolas e dos educadores em um mundo cada vez mais digitalizado e conectado.
• Conclusão: o potencial transformador do Ensino Dual para uma educação mais justa, personalizada e inclusiva.
Conclusão -Aulas 27 a 30
• A síntese dos conceitos apresentados ao longo curso
• O Ensino Dual como resposta aos desafios da educação contemporânea: uma visão integradora que une humanização, tecnologia e inclusão.
• A necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento de ambientes educacionais que respeitem as individualidades e as diferenças.
• Apresentação de trabalhos de Final de Curso.
Bibliografia: Livros:
1. Aoun, J. E. (2017). Robot-Proof: Higher Education in the Age of Artificial Intelligence. MIT Press.
2. Luckin, R. (2018). Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. UCL Institute of Education Press..
3. Selwyn, N. (2019). Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Polity Press.
Artigos:
4. Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Center for Curriculum Redesign.
5. Zawacki-Richter, O., et al. (2019). Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education – Where are the educators?. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(1), 1-27.
6. Popenici, S., & Kerr, S. (2017). Exploring the impact of artificial intelligence on teaching and learning in higher education. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 12(1), 22.
7. Chassignol, M., et al. (2018). Artificial Intelligence trends in education: A narrative overview. Procedia Computer Science, 136, 16-24.
Reports:
8. World Economic Forum. (2020). AI in Education: Here’s How It’s Going to Change How We Learn.
9. UNESCO. (2019). Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development.
o
Conference Papers:
10. Ouyang, F., & Jiao, P. (2021). Artificial Intelligence and Personalized Learning: Humanizing Teaching and Learning in the AI Era. Presented at the International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
11. Torres , K.S. de Torres, Barreto, G. A Humanização como Estratégia de Gestão em uma Instituição de Ensino Superior; Cobenge 2024 – Disponível em : https://www.abenge.org.br/sis_artigos.php?cod_trab=5093.
Forma Avaliação: Os alunos terão que apresentar textos semanais sobre o tema. Os alunos individualmente poderão entregar um trabalho de divulgação científica, no modelo IEEE Transactions on Education com um dos temas tratados em aula . A submissão do trabalho ao periódico IEEE Transactions on Education é opcional, mas será incentivada. A apresentação deste trabalho será obrigatória.
Ofertar para Graduação:
Sim Número Limite de Alunos de Graduação:
4
Aceita Estudante Especial:
Sim
Número de Alunos Total:
de 5 até 20