IA359 - Tópicos em Otimização de Sistemas (Semipresencial)
Turma: A -
Período: 1/2024 -
Tipo Período: 1o. período letivo -
Disciplina: 4 créditos.
Tema: Otimização de Sistemas e Aplicações de Grande Escala
Ementa: O planejamento estratégico de sistemas complexos como redes de transporte, veículos guiados automaticamente em armazéns, etc.
atenção na última década. O planejamento estratégico é o estágio do projeto do sistema em que um objeto (por exemplo, um serviço de transporte) é projetado e permanece estático por um determinado período (por exemplo, a topologia e as capacidades da rede não mudarão) e poucas decisões (por exemplo, roteamento e comutação) permitirão uma operação aproximadamente ideal. Apesar dos sucessos da abordagem de otimização estratégica, a prática exige um controle operacional otimizado. Tal controle envolve ações a serem executadas enquanto um sistema está em execução; ou seja, os dados são introduzidos ao longo do tempo, processados e decisões (irrevogáveis) devem ser tomadas. Isto significa que métodos de otimização online e sistemas de apoio à decisão devem ser empregados. Em muitas aplicações de engenharia, o mecanismo de tomada de decisão tem que satisfazer certos requisitos online/em tempo real: cada decisão tem que ser tomada dentro de limites de tempo. O curso aborda modelos e técnicas para desenvolvimento de grandes sistemas complexos de engenharia, com ênfase em sistemas, otimização, controle, ferramentas de inteligência computacional e aplicações em sistemas inteligentes de transporte.
Bibliografia: - L. Lasdon, Teoria de Otimização para Sistemas de Grande Escala, Dover, 2011.
- M. Sarder, Sistemas de Transporte Logístico, Elsevier, 2021.
- W. Levine e M. Athans, Sobre a regulação ideal de erros de uma série de veículos em movimento, IEEE Trans. Controle Automático, vol. 11, não. 3, pp. 355–361, julho de 1966.
- J. Zhou, D. Tian, Z. Sheng, X. Duan, G. Qu, D. Zhao, D. Cao, modelo Robust Min Max de pelotão preditivo de veículos com feedback de perturbação causal, IEEE Trans. sobre Sistemas de Transporte Inteligentes, vol. 23, não. 9, pp. 15878-15897, setembro de 2022.
- X. Xu, K. Li, L. Yang, Agendando tráfego de trens heterogêneos em trilhos duplos com regras de despacho eficientes, Transportation Research Parte B 78 (2015) 364–384.
- J. Haar, R. Lusby, Uma abordagem matemática para integrar operações de sequenciamento de humping e arrancamento em pátios ferroviários, Networks, 2016, pp.
- C. Bersani, S. Qiu, R. Sacile, M. Sallak, W. Schon, Avaliação e controle rápido, robusto e distribuído da programação de trens em uma linha única, Prática de Engenharia de Controle 35 (2015) 12–21.
Forma Avaliação: Provas e projeto
Ofertar para Graduação:
Não
Aceita Estudante Especial:
Sim
Número de Alunos Total:
de 5 até 10